quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Especialidades Italianas...

Os biscoitos italianos tem uma importância enorme na minha vida.
Não só porque eles são os melhores do mundo (na minha opinião eles são, é claro!rs), mas porque eles remetem a minha infância e trazem lembranças maravilhosas sempre que preparamos.
Aprendi a maioria desta receitas com a minha nona, uma italiana que veio para o brasil com o marido e os filhos ainda pequenos fugindo da repressão da segunda guerra que assolou o país. Chegou aqui, como tantos outros imigrantes, em uma longa viagem de navio trazendo na bagagem algumas peças de roupas, seus 5 filhos e um bocado coragem e esperança de um futuro melhor.
Cresci vendo minha nona preparar alguns destes biscoitos e sinto até hoje o cheiro daquelas fornadas que tomavam conta da casa e me davam uma sensação de aconchego. Eu era pequena e lembro claramente daquelas tardes até hoje...que saudade boa!!
Foram muitas as vezes que ela me chamou para sentar ao lado de sua mesa para aprender a fazer suas receitas. Eu, do alto dos meus 6 anos, não entendia direito o  porque de ficar ali aprendendo aquilo, mas ficava lá, sentadinha, balançando as pernas na cadeira e  prestando uma atenção enorme em tudo que ela fazia e falava. Hoje entendo claramente o porque daquelas tardes e agradeço imensamente aqueles bons momentos...
Ela partiu cedo, eu ainda era menina, mas minha mãe se encarregou de me ensinar todo o resto. Minha mãe,  hoje "nona" dos meus filhos, também é uma cozinheira de mão cheia e eu me tornei a sua assistente nº 1 na cozinha desde então. Cozinhar virou minha brincadeira preferida, "apetrechos de cozinha" passaram a ser meus brinquedos e sempre que eu chegava na casa de alguém era nas gavetas da cozinha que eu acabava por encontrar meu brinquedos preferidos.
Novas receitas foram aparecendo e sempre existia um motivo para fazer biscoitos, uma hora era uma tia que trazia uma receita nova da Itália, outra hora uma vizinha que também tinha uma receita de família para passar e assim fui crescendo, em meio aos livros de receitas, muita farinha e especiarias. Quando percebi estava completamente apaixonada por tudo aquilo, cozinhar era a minha paixão, o meu hobby, a minha distração e é assim até hoje. Tenho basicamente uma biblioteca só de livros de receitas, sou louca por tudo que envolva cozinha, me acabo entre as espátulas, formas e agora cortadores de biscoitos.
Eu posso fazer milhares de receitas novas de biscoitos, mas as especialidades italianas sempre vão ter um lugar especial por aqui. São as minhas raízes, são a minha paixão, fazem parte da minha história!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário